O Futuro do Trabalho – o que esperar?

O Futuro do Trabalho
Imagem: reprodução Internet

O Futuro do Trabalho tem como grande aliada a tecnologia. Há pelo menos um século o tema ganha espaço para debate e gera muitas expectativas.

O futuro sempre será uma das maiores curiosidades do ser humano

Atire a primeira pedra aquele que nunca se pegou pensando “Quando os carros começarão a voar? Quando poderemos viajar em máquinas do tempo?”. 

O Futuro do Trabalho também é uma curiosidade recorrente. Principalmente agora quando tudo está tão incerto. Afinal, todos os dias surgem novas tecnologias, novas funções se tornam automatizadas, máquinas ganham cada vez mais espaço nos processos de produção.

Onde todas essas mudanças irão nos levar? Caso tu também seja uma mente pensante e que gosta de questionar o futuro, continue com a gente e bora explorar juntos!

Futuro do Trabalho e suas expectativas

Carros voando, robôs tomando consciência, domínio da tecnologia, viagem no tempo. Tudo isso já foi representado em algum momento nos filmes como o futuro da Terra. Junto com a expectativa sobre o que esperar do Futuro do Trabalho, surge a insegurança de que as funções dos seres humanos serão transformadas (ou extintas), causando caos e desemprego. 

Na realidade, um dos fatos que se pode esperar do Futuro do Trabalho é que as máquinas realmente irão ocupar funções dos seres humanos. Porém, as pessoas ainda são necessárias e essenciais. Algumas atribuições serão extintas, dando lugar a novas atividades que precisarão se adaptar de forma que pessoas e algoritmos coexistam e cada qual cumpra suas próprias funções com agilidade. 

Não importa qual seja o segmento ou profissão, a verdade é que todas têm algumas ocupações que podem ser automatizadas. Por isso, é importante começar a enxergar os robôs e máquinas como aliados/assistentes dos humanos na hora da tomada de decisões e aceleração de processos. 

Para que isso aconteça de forma coerente, empresas buscam cada vez mais preparar adequadamente a própria equipe e incentivar a busca por novas habilidades e tendências de mercado. 

Profissionais bem preparados para essa coexistência têm mais chances de sucesso?

Há pelo menos um século o Futuro do Trabalho ganha espaço para debate, tornando-se assim um assunto que gira em torno de muitas expectativas. 

O filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser é um dos principais estudiosos sobre o tema. Seus estudos, apesar de já preverem a revolução digital chegando, antecedem a década de 1990. 

Por isso, os estudos de Flusser ainda não levam em conta todas as ferramentas tecnológicas já conhecidas hoje; mas, ainda assim, reconhecem que empresas, processos e pessoas estão em constante evolução e possuem um longo (e incerto)  caminho pela frente.

Fique de olho nos eventos importantes!

Mercopar 2022
Foto: Divulgação Mercopar

Para auxiliar no reconhecimento de mudanças e tecnologias, é muito normal encontrar diversos eventos que têm o intuito de preparar e capacitar profissionais para que eles estejam sempre aptos a acompanhar as tendências do mercado, antecipar mudanças e adaptar situações da melhor forma possível. Como é o caso do South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo e que teve em 2022 sua versão brasileira em Porto Alegre. 

O fórum econômico mundial The World Economic Forum (WEF), apresentou em seu relatório Future of Jobs, em 2020, as principais habilidades que todo o profissional do futuro deve desenvolver. Entre elas estão: resiliência, tolerância, flexibilidade, inteligência emocional, criatividade, flexibilidade cognitiva, inovação e pensamento analítico.

Recentemente, Caxias do Sul recebeu a 31ª Edição da Mercopar, feira de inovação industrial. Um de seus grandes destaques foi o robô IOX, de 1,30m de altura e 45 kg. O IOX é um modelo de tecnologia avançada no segmento da Inteligência Artificial, 100% desenvolvida em solo brasileiro, pela startup Pluginbot Tecnologia, com sede em São Paulo.

Em sua primeira participação da Mercopar, ele recebeu duas missões: recepcionar os convidados e, posteriormente, subir ao palco principal e palestrar a respeito de robotização e inteligência artificial. A feira simplesmente mostrou que as novas tecnologias realmente são capazes de facilitar processos de produção com robôs multitarefa, desde que existam profissionais qualificados para operá-los. 

Assim, a resposta da pergunta “profissionais bem preparados têm mais chances de fazer sucesso no futuro?” é um grande e sonoro SIM!

Criatividade como diferencial competitivo

Criatividade como diferencial competitivo
Imagem: reprodução internet

Os profissionais estão cada vez mais sendo cobrados pela entrega contínua de métodos, soluções inovadoras e estratégias criativas que provoquem a diferenciação no mercado. Ou seja, a criatividade está em alta demanda e isso pode ser assustador para algumas pessoas que acreditam não ter essa habilidade. 

Esses profissionais que ainda olham com medo para a expressão “ser mais criativo” não se deram conta de que a criatividade está entre as principais habilidades necessárias para um “profissional contemporâneo” e para um “profissional do futuro”. Outras habilidades listadas são a capacidade de resolução de problemas de alta complexidade e pensamento crítico.

Mas afinal, a criatividade é uma habilidade que já nasce com o ser humano ou ela pode ser estimulada?

Na realidade, a resposta é afirmativa para as duas possibilidades. Muitas pessoas já nascem com a criatividade aflorada, mas nada impede de que essa habilidade seja treinada e desenvolvida por outras pessoas.

Qual o motivo da criatividade ser tão bem-quista por todos? O fato é que independente de qual será a atividade desenvolvida e o segmento, a criatividade proporciona para as empresas mais destaque no mercado, mais fortalecimento do valor de marca e produto, principalmente, diferenciação daquilo que a concorrência está oferecendo.

Segundo dados do relatório “O Futuro dos Empregos”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, os profissionais que souberem usar a criatividade em seus ambientes de trabalho ganharão mais destaque e oportunidades no mercado, já que a criatividade está entre as dez habilidades mais valorizadas pelas grandes corporações.

Verso do Futuro

Estar atualizado é importante
Foto: @cassiobrezolla

Para aqueles profissionais que desejam estar sempre atualizados e querem alcançar grandes oportunidades, aqui vai a nossa dica de ouro: invista seus esforços em novas experiências e sensações diariamente. Por exemplo, além do uso de ferramentas que auxiliam no desbloqueio criativo como brainstorming (tempestade de ideias) e mapas mentais, fazer o consumo de novos saberes, ter acesso à arte, viagens e fazer networking resultam no aumento de repertório e consequente em novas conexões mentais.

O Verso Habitat Criativo, por exemplo, é um espaço que tem como objetivo justamente oferecer um ambiente confortável para trabalhar sozinho, com a equipe completa, fazer networking com outros habitantes, promover eventos para a  comunidade criativa local e reunir mentes pensantes. 

Por ter esse desejo de reunir os negócios da economia criativa local em um espaço de coworking tão versátil é que faz com que o Verso se destaque dentre os negócios de Gramado e da região da Serra Gaúcha. 

Por aqui você vai encontrar espaço de fala (pois queremos ouvir feedbacks e opiniões de todo mundo), vai construir networking de qualidade e o mais importante: vai poder explorar todo o potencial e criatividade do seu negócio. 

O que muda na força de trabalho?

Vamos começar com a resposta mais simples: a inteligência emocional dos seres humanos jamais poderá ser descartada ou substituída. Afinal, é necessário interpretar  e lidar de maneiras diferentes com situações especiais. Já não se pode dizer o mesmo sobre funções repetitivas, análise de grande volume de dados e atividades que podem causar danos sérios à saúde.

Empatia e resiliência são alguns dos comportamentos humanos que as inteligências artificiais não são capazes de reproduzir com a mesma eficiência para atuar com atendimento de clientes, por exemplo; mas afinal, o que mudaria então? Como já citado anteriormente, novas funções irão surgir conforme a tecnologia se desenvolve. E é então que a criatividade ganha grande destaque: o mix de habilidades com o elemento humano criativo pode resultar em novas ideias, negócios e soluções que antes não existiam. Por exemplo, trazer experiências pessoais e emoções para o jogo é algo que os robôs ainda não fazem.

Já existem tendências para o trabalho nos próximos anos?

Após a pandemia da COVID-19 muitos aspectos em relação ao universo do trabalho mudaram. Muitas perspectivas foram colocadas à prova e, consequentemente, muitos horizontes se abriram.

Alguns valores também foram recapitulados, prioridades foram reorganizadas e novos modelos de trabalho surgiram. Isso fica ainda mais claro com os profissionais da Economia Criativa que descobriram que novos meios de trabalho também podem ser interessante. Por exemplo, espaços de coworking como o Verso, que podem ser benéficos para a saúde, para o bolso e para a natureza! 

Novas tendências

Então, com base nesse novo cenário de mundo, começaram a surgir algumas tendências:

  • Espaços de coworking e home office: dentre os principais benefícios estão a flexibilidade de horários, economia de custos, aproximação de quem necessita estar longe e, no caso do coworking, networking mais amplo. O futuro das empresas que resolvem aderir a um desses métodos (ou ambos) é a possibilidade de escolher como atuar e ter a tecnologia como uma de suas principais ferramentas aliadas;
  • Estudos EAD: o mundo precisa de profissionais qualificados e capazes de se adaptar a diferentes necessidades com agilidade e eficiência. Por isso, a habilidade de conseguir se qualificar em mais de um curso por vez, do conforto de casa e em menos tempo se torna primordial para trabalhadores do futuro. Empresas também podem usar o ensino EAD para oferecer treinamentos e capacitações para suas equipes sem barreiras logísticas;
  • Autogestão: mais autonomia e liberdade são fundamentais para manter profissionais motivados e com alta performance. A possível extinção das hierarquias e a adaptação para equipes cada vez mais colaborativas são alguns dos benefícios que chegam junto com as ferramentas de autogestão. O feedback orgânico também é uma consequência, podendo servir de métrica para o trabalhador saber onde se está acertando e onde ainda precisa melhorar. Com esses novos processos cada um estipula suas próprias metas e se esforça para alcançá-las.

E você, acredita em mais alguma tendência? Já consegue ver as que citamos na prática? 

Empresas X Colaboradores – quais benefícios esperar? 

Empresas e trabalhadores
Imagem: reprodução internet

O cenário do Futuro do Trabalho ainda é muito instável e sempre será. Afinal, o mundo (e as pessoas) está em constante evolução e pode usar apenas dados passados e expectativas ao tentar prever o futuro.

Novas tecnologias surgem todos os dias e isso pode trazer, além dos desafios, oportunidades positivas e novas experiências. Alguns exemplos de áreas que já estão sendo transformadas com a criatividade, são:

  • Comércio: processos de atuação podem se tornar mais ágeis como, por exemplo, usar inteligência artificial para caixas de restaurante, caixas de supermercado, recrutamento de RH, assistentes de marketing e comunicação específicos. Com a tecnologia se poupa tempo e dinheiro. Com a eficiência dos processos, pode-se prestar mais atenção em mais detalhes do negócio.
  • Indústria: gestores podem tomar conta da equipe, controlar produção, conferir estoques à distância. Poupando tempo e energia gestores podem utilizar seu foco para resolução de outros problemas. Processos de produção podem se tornar inovadores com a automação de algumas funções que demandam tempo e muitas preocupações. 
  • Saúde: prontuários médicos sempre à mão, banco de dados seguro, atendimentos mais ágeis e assertivos, troca de informações entre especialistas. Esses são alguns benefícios que podem se esperar para o futuro do segmento da saúde. 

Os trabalhadores não podem enxergar a tecnologia e os novos processos como vilões. Otimização de tempo, segurança, educação corporativa democratizada e economia de energia são alguns dos pontos que se espera melhorar com a tecnologia no futuro. Alguns desses caminhos estão sendo traçados agora.

O futuro já começou!

O futuro já começou
Foto: @cassiobrezolla

Agora fica a pergunta: tu já está se preparando para o Futuro do Trabalho e todos os desafios? 

Um bom começo é sair da zona de conforto, desenvolver novas habilidades, experimentar novas ferramentas, fazer novos contatos e diariamente viver novas experiências.

O  Verso Habitat Criativo é um hub que nasceu na nova economia. Dialogamos diariamente com pessoas e marcas que já representam aspectos do futuro do trabalho. Venha nos conhecer, trabalhar daqui, conectar com negócios locais e vamos crescer juntos!

> Acompanhe nossas redes sociais para saber tudo o que acontece por aqui. 

> Confere nosso podcast e te inscreve no canal, por lá exploramos diversos assuntos sobre Economia Criativa, mundo dos negócios e muito mais.

> Acompanha nossa newsletter mensal que faz um compilado desses parceiros e outros assuntos, pra te informar e aproximar do futuro do trabalho!

LEIA MAIS

Qual é o teu Verso – físico ou digital?

Marca pessoal em pauta no podcast #TaNoVerso

Tudo o que tu precisas saber sobre o Verso Habitat Criativo

Verso no 22º Festival Mundial de Publicidade de Gramado

Você já ouviu falar em Economia Criativa?

Coworking – o modelo de trabalho que promete mudar tudo

Qual é o teu Verso – físico ou digital?

O mundo físico e o mundo digital estão cada vez mais ligados e refletem diretamente na nossa rotina. Por isso, foi necessário que um novo conceito fosse criado: Phygital. Tu sabe o que significa essa

Ver +

Marca pessoal em pauta no podcast #TaNoVerso

Tu já parou pra pensar quando a tua imagem e a imagem do teu negócio se misturam? No segundo episódio do podcast  #TaNoVerso falamos sobre marca pessoal. E, uma coisa que ficou clara, é que

Ver +